ansiedade

Ansiedade

O que é a ansiedade e quais os seus sintomas

A ansiedade, ou a incapacidade de saber gerir a mesma, é um dos motivos que leva cada vez mais pessoas a procurar ajuda ao nível da saúde mental.

Normalmente nasce de um medo infundado que aconteça algo que não conseguimos controlar.

Essa falta de controlo por vezes torna-se tão incapacitante que leva a pessoa a deixar de ter uma vida normal, afectando a sua vida social e profissional.

Sintomas como a alteração do batimento cardíaco, que passa de normal para muito acelerado, a falta de ar, a sensação de formigueiro, ou até mesmo em casos mais avançados a sensação de que se vai morrer, são muito comuns em quem passa pela experiência de um ataque de pânico.

Isto não é mais do que uma ansiedade levada ao extremo.

O stress é algo normal na nossa vida, no entanto, quando este stress se torna excessivo e prolongado, pode originar entre vários problemas, ansiedade.

No momento em que vivemos, com a pandemia do COVID, a procura de ajuda para gerir este problema subiu exponencialmente.

A incerteza do futuro, o medo de uma doença tão contagiosa, e que pode ter consequências tão graves, não só para nós como para quem nos é próximo, tornou-se muito desorganizador para a maioria das pessoas.

Não só isso mas também o distanciamento de quem nos era próximo, o estar fechado e passar mais tempo sozinho e isolado, alterou de forma radical as nossas rotinas e forma de viver.

Essas mudanças mexeram bastante a nível emocional com quem até ia conseguindo, de alguma forma, gerir a situação.

Mesmo antes de tudo isto, sempre foi uma das maiores causas de procura de um profissional da saúde.

A pressão cada vez maior nos dias de hoje a nível profissional, as longas horas de trabalho, a falta de tempo para nós e para estar com quem gostamos, para a família, para fazermos coisas que gostamos.

Tudo isto leva a um aumento dos níveis de stress, e a má gestão do mesmo, eventualmente, leva a que seja impossível levar uma vida normal.

Se reconhece algum destes sintomas não desvalorize.

Se sente que a sua vida está afectada por problemas de ansiedade, procure ajuda.

Quanto mais cedo houver uma intervenção mais rápido recupera a sua qualidade de vida.

Morada

Rua Manuel Marques nº10 4c
Edifício Bruges, Parque Europa
Lumiar – Lisboa

Contacto

Redes Sociais