depressão

Depressão

O que é a depressão?

Uma das patologias que mais pacientes traz até mim é sem dúvida a depressão.

É um problema que têm vindo a crescer com o tempo, e que com o aumento da exposição pública, têm ajudado a que mais pessoas com o problema procurem ajuda.

Portugal neste momento encontra-se no topo dos países com mais vendas de antidepressivos do mundo.

Apesar disso, pode-se dizer que é uma doença silenciosa e por vezes difícil de identificar.

A sua origem têm causas biológicas, hereditárias e sociais.

Normalmente começa lentamente, um dia menos bom, uma noite com maior dificuldade a adormecer, outro dia em que não há muita vontade de ir ter com os amigos.

Ao longo da nossa vida acabamos por acumular dores que vamos adiando, lutos que não os vamos fazendo, alimentando a situação.

Os sintomas vão-se acumulando, e quanto mais tarde a pessoa agir, mais difícil é de tratar.

Esta doença não se caracteriza só pela tristeza profunda, mas como uma apatia generalizada em relação a tudo, e até motora, com a perda de prazer nas actividades que antes eram apreciadas.

Muitas vezes, a ideação suicida está presente e quando se dá conta da mesma já é tarde demais.

Aqui a família e os amigos, que muitas vezes quem sofre de depressão se afasta, são cruciais para ajudar a identificar a situação e encorajar o tratamento, ou, por outro lado, podem agravar o problema ao desvalorizá-lo.

Muitas das vezes quando a pessoa chega, já vêm num estado bastante avançado e incapacitante, o que torna tudo mais complicado, mas possível de tratar.

Não é fácil tratar uma depressão. Na maioria das vezes a medicação torna se importante, principalmente numa primeira fase, para aligeirar os sintomas.

No entanto, só através da terapia conseguimos realmente sarar tudo o que está para trás. Aquilo que não nos deixa andar.

No momento em que vivemos, com a pandemia do COVID a levar ao isolamento, e imensas restrições, o número de casos de depressão, como seria de esperar, aumentou bastante.

Em 2018 mais de 264 milhões de pessoas sofriam desta patologia e era considerada uma das principais causas de incapacidade a nível mundial.

Com o surgimento do COVID, e tudo o que isso envolve, houve um aumento de casos a rondar os 20% segundo um estudo feito nos Estados Unidos.

Se se sente triste sem motivos aparentes, têm choro fácil, se perdeu prazer nos seus hobbies ou se encontra letárgico, se têm pensamentos negativos em relação à sua pessoa ou à vida no geral, procure ajuda, não desista de si mesmo.

Tudo têm uma solução na vida, e se temos fases boas, também existem fases menos boas, que podem ser ultrapassadas, principalmente com apoio.

Não deixe passar mais tempo quando pode ter ajuda e sair dessa situação, não desvalorize o que está a passar nem deixe que ninguém o faça.

Morada

Rua Manuel Marques nº10 4c
Edifício Bruges, Parque Europa
Lumiar – Lisboa

Contacto

Redes Sociais