Morada
Rua Manuel Marques nº10 4c
Edifício Bruges, Parque Europa
Lumiar – Lisboa
Contacto
- [email protected]
- 913195256
As doenças de comportamento alimentar, como por exemplo a anorexia, foi uma das áreas onde mais trabalhei no início da minha carreira profissional.
É um tema tabu, como grande parte dos temas abordados pela psicologia, e que muitas vezes passa despercebido, perante desconhecidos e mesmo por pessoas próximas, como no caso da bulimia, em que a pessoa até têm um peso normal.
O meu grande interesse neste tema foi acima de tudo o de perceber a sua origem, o que leva alguém a estes comportamentos, que factores contribuem.
No fundo, acabei por perceber melhor na prática do que nos livros este tipo de comportamento.
São doenças que limitam significativamente a pessoa, já que culturalmente somos um povo que vive muito para o convívio à mesa, durante as refeições.
Pensamentos intrusivos e distorcidos da nossa autoimagem, assim como dietas muito restritivas, emagrecimentos muito rápidos ou ganho de peso súbito e significativo, podem ser sinais de que algo não está bem.
Hoje, mais do que nunca, a sociedade gira muito em torno da imagem e das aparências.
As redes sociais mostram constantemente imagens de pessoas perfeitas, com uma aparência invejável, e que acaba por ser um factor que influencia alguém a ter estes comportamentos.
É dos casos em que as pessoas por norma demoram mais tempo a consciencializar-se de que precisam de ajuda, e também só a procuram quando a situação já está bastante avançada.
Em casos extremos pode mesmo levar à morte da pessoa, mas em todos os casos leva a uma vida infeliz e nada saudável.
Se conhece ou suspeita de alguém próximo que está nesta situação, ajude.
Faça os possíveis para que essa pessoa tenha o acompanhamento de alguém com experiência neste tipo de casos.
Não é fácil, mas vale a pena.
Rua Manuel Marques nº10 4c
Edifício Bruges, Parque Europa
Lumiar – Lisboa