Luto

O que é o luto e o que pode ser feito

O luto é uma das situações mais comuns e que todos nós como seres humanos partilhamos, mais cedo ou mais tarde.

É também uma das situações mais dolorosas e marcantes que podemos ter na nossa vida.

Seja ele real, como o falecimento de alguém que nos é próximo, ou emocional, como o fim de uma relação.

Em ambos os casos cria-se um vazio, algo que fazia parte da nossa vida e que de um momento para o outro deixa de o fazer.

Achamos que com o tempo tudo passa, que eventualmente conseguimos ultrapassar até as situações mais difíceis, mas nem sempre é assim.

Um luto é sempre constituído por diversas fases, fases essas que são obrigatórias de serem ultrapassadas para passarmos para a seguinte.

Um luto físico, em que ocorre a morte de alguém de quem gostamos, pode levar até um ano para conseguirmos lidar com a situação, dependendo sempre de pessoa para pessoa, e do caso específico.

No entanto, muitas vezes não conseguimos superar a situação, ficamos estagnados e presos a um ciclo que não nos deixa seguir com a nossa vida.

Isto é o chamado luto patológico, e se em qualquer luto um profissional nesta área pode fazer a diferença, quando esta situação ocorre, essa ajuda profissional pode mesmo ser a grande diferença, entre voltarmos a ter a nossa vida de volta, ou ficarmos presos neste ciclo.

Um luto emocional, como ocorre no caso do fim de uma relação, pode ser também ele bastante difícil de ultrapassar.

No fundo, o processo e o motivo para o sofrimento que pode ocorrer nestes casos é muito semelhante ao luto físico.

Embora a pessoa ainda esteja presente, já não faz parte da nossa vida.

Muitas vezes o facto de ainda estar presente dificulta ainda mais todo o processo.

As fases que passamos no luto físico, ocorrem também muitas delas no luto emocional, já que o objetivo passa pela desvinculação para conseguirmos seguir em frente.

Estas fases são necessárias de serem ultrapassadas para conseguirmos continuar a nossa vida, e voltarmos eventualmente a ter uma relação.

A ajuda dos amigos e da família é importante para superar esta separação, no entanto, a ajuda de um profissional, com experiência na área, pode fazer uma enorme diferença a lidar com o luto no presente, e a evitar traumas ou certos padrões de comportamento que podem afectar as nossas relações no futuro.

Ambos os lutos podem trazer como consequência uma depressão crónica, por isso, procurar uma ajuda profissional pode não só melhorar todo o processo de recuperação no presente, mas também evitar outros problemas no futuro.

Morada

Rua Manuel Marques nº10 4c
Edifício Bruges, Parque Europa
Lumiar – Lisboa

Contacto

Redes Sociais