terapia de casal

Terapia de Casal

O que é a terapia de casal?

A terapia de casal passou de uma área um pouco desconhecida, e sem grande procura, para um dos motivos que levam muitas pessoas a considerar a psicologia como uma possibilidade.

Os motivos são vários para que um casal comece a questionar a sua própria relação.

O conceito de casamento e de relação têm vindo a mudar com o tempo.

Hoje em dia passamos mais tempo no trabalho e menos tempo em família. Os níveis de stress são maiores.

A qualidade do tempo passado em família também acaba por sofrer com isso, tal como a comunicação entre o casal ou as actividades a dois.

O facto da mulher hoje em dia ter muito mais independência do que antigamente também veio alterar bastante a dinâmica das relações.

Se antes os casamentos tinham factores externos como o papel do homem trabalhar para sustentar a família, ou mesmo as famílias exerciam pressão para um casamento apenas pela estabilidade e segurança financeira, hoje em dia já não é bem assim.

Não só pela minha experiência, mas também pelo que os meus colegas partilham, hoje em dia as pessoas casam-se bastante centradas no conceito da felicidade, de que a outra pessoa a vai fazer feliz.

Isto por si só é um mau princípio, já que uma relação deve apenas acrescentar e não preencher ou completar um vazio.

Devemos ser primeiro felizes sozinhos e não procurar a felicidade noutra pessoa.

Infelizmente, muitas pessoas entram para uma relação pelos motivos errados, com expectativas erradas e com falta de competências de comunicação.

Por outro lado, também há casais que se juntam com tudo para dar certo, mas por algum motivo, chega a uma altura em que a relação já não é o que era.

A terapia de casal é uma mais-valia em qualquer relação, já que todas elas estão sujeitas aos altos e baixos da vida.

Na minha opinião, um dos grandes pontos positivos, é o facto de haver uma pessoa de fora a ouvir.

Uma pessoa com formação na área, experiência nestes casos e que está ali para ajudar.

Na terapia de casal, muitas das vezes, basta uma consulta para perceber a raiz do problema.

A forma de comunicação entre os dois, a linguagem corporal, em conjunto com o que ambos têm a dizer, torna possível para nós da área ajudar.

Melhorar a forma de comunicar e ajudar a perceber o porquê de certos comportamentos são dois pontos cruciais desta terapia.

Outra questão importante é perceber que tipo de relação têm e se faz sentido, ou não, permanecer nela.

Há quem fique anos em relações tóxicas e infelizes, muitas das vezes sem perceber qual a origem da sua própria infelicidade, outras por puro hábito e comodismo.

A procura de ajuda nesta área pode ser não só uma mais-valia para o seu equilíbrio emocional e bem estar, do seu parceiro, mas também para a sua vida profissional com uma atitude mais positiva, para com as pessoas à sua volta, e se for o caso, para o bem-estar dos seus filhos.

Morada

Rua Manuel Marques nº10 4c
Edifício Bruges, Parque Europa
Lumiar – Lisboa

Contacto

Redes Sociais